Curiosidade e leitura levam designer a ser um dos maiores programadores de WordPress do Brasil

Tudo começou quando um jovem quis criar um blog de heavy metal com amigos. Durante o projeto, aprendeu um pouco sobre design e programação. Se encantou pelo design e foi se especializar. Fez cursos, estagiou e até se formou em Tecnologia em Produção Multimídia. No curso aprendeu desde desenho de interfaces, ilustração, animação até fotografia ou filmagem/edição de vídeo. Nesse tempo, uma frase que sempre escutava passou a intrigá-lo: “Isso que você quer não pode ser feito”.

Cópia de BLOG-palestra-claudio-sanches

A partir dai, Claudio Sanches quis entender o porquê. Largou o design e foi se aperfeiçoar em programação. O aprendizado dele foi diferente do comum. Foi longe de cursos e faculdades. Uniu a curiosidade ao estudo de livros, fóruns, documentações e vídeos. Na prática, testava os códigos. Hoje, são cerca de 45 plugins no repositório oficial do WordPress, o que o credencia a ser um dos principais profissionais do ramo no país.

A carreira começou a alavancar quando Claudio precisou ter um e-commerce para um projeto pessoal. Com isso, pensou em criar tudo do zero no WordPress, pois não gostava de outras plataformas de e-commerce: “Precisei criar algumas integrações que até então não existiam ou não me agradavam. Desenvolvi uma para o PagSeguro como método de pagamento e um plugin capaz de adicionar campos de CPF/CNPJ, data de aniversário e outras coisas, que usamos em um e-commerce no Brasil”, conta Claudio.

Ele resolveu distribuir os plugins que poderiam ajudar outras pessoas. Em uma semana, o plugin do PagSeguro ultrapassou 5 mil downloads e vários feedbacks animadores dos usuários. Claudio se sentiu estimulado a fazer outros: “Hoje, boa parte dos plugins que desenvolvi para o WooCommerce são integrações pensando no mercado brasileiro, seja métodos de pagamentos ou de entrega, até como personalizações da página de finalização com novos campos ou oferecendo descontos para métodos de pagamentos em específico”.

Os bons resultados não pararam. Claudio foi convidado para trabalhar na WooThemes, empresa do WooCommerce, graças a quantidade de contribuições com a ferramenta. Por fazer muitos plugins e trabalhar como freela para a plataforma, passou a detectar bugs com frequência e a sugerir melhoras. Em poucos meses se tornou um dos 10 maiores contribuidores do WooCommerce. Hoje, ele faz a mesma função na Automattic, uma das maiores empresas de programação do mundo.

Mais experiente, Claudio conta quatro dicas que o ajudaram muito e podem servir para os jovens programadores: “ Estude Inglês. Corra atrás. Perder finais de semana e feriados estudando será necessário. Passe seu conhecimento adiante, seja em fóruns ou com plugin e extensões Open Source, já que comentários e dúvidas podem ajudar com novas possibilidades. E se te falarem que você é louco por passar seu conhecimento de graça, não dê ouvidos. Eles não sabem o quão gratificante é ajudar outras pessoas e o quanto se aprende assim”. Ele também assistia pelo menos 12 horas de vídeo aula por dia e tentava ler de dois a cinco livros por mês, para aprender e aperfeiçoar o aprendizado.